Módulo Luz e Sombra

Vamos abordar agora um tema apaixonante: a eterna e facinante luta entre luz e sombra que nas múltiplas combinações produzem consistências, relevo e profundidade aos objetos.
É necessário um equilibrio entre um e outro para que se possa conceber o mundo ao nosso redor senão  repare na escuridão, onde não há nenhuma fonte de luz, você não consegue ver nem mesmo a palma da sua mão a poucos  centímetros dos seus olhos. No outro exemplo quando há luz intensa vinda de todo, os lados também não é possível enxergar absolutamente nada.
Por esta razão a proporção entre luz e sombra é que produz este espetáculo que é a visualização das coisas, principalmente na arte. O movimento barroco foi pródigo neste quesito. Mas, note bem, quando digo equilíbrio entre sombra e luz, não me refiro à proporção exata. Há casos, como veremos mais adiante, em que no escuro, um mínimo feixe de luz produz um efeito interessante.

Fontes de luz.
Existe dois tipo de fonte de luz: as fontes naturais (sol e Lua) e as fontes artificiais (Lâmpadas, velas, tochas e coisas semelhantes).

Exemplo 01

Para entender um pouco a fonte natural e como ela funciona para causar sombras, imagine algumas pessoas caminhando por uma rua, banhadas pelas luz do sol. Observer como suas sombras ao invés de formarem raios divergentes, seguem sempre a mesma direção, são rigorosamente paralelas, não importa a posição em que se encontrem.
Isto ocorre porque o sol é uma fonte de luz tão colossal em relação ao campo que nossa vista alcança e é tão distante da terra que podemos considerar os raios solares como paralelos entre sí. O mesmo ocorre com a lua.
Lembre-se: a luminosidade de um elemento varia conforme a distância e a imensidão do foco luminoso.

Exemplo 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nas figuras acima vemos 4 formas numa sala iluminadas por uma lâmpada suspensa no teto.
Repare como cada uma delas está iluminada de uma forma particular. A lâmpada está no alto e no centro e a sombra de cada personagem se projeta as suas costas cada uma em direção divergente.
As fontes de luz artificiais quase sempre são menores que o objeto.

E ai quer saber um pouco mais?
Clique aqui!

Fonte de pesquisa : Método Dinâmico de Desenho & Piutura.

Aprenda sem sair de casa: Curso de Desenho Realista

Caricaturbo - Pacote de Vetores + Curso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *